Para você que acompanha o blog da Fast Solution e ficou com algumas dúvidas sobre a ISO 13849, viemos ajudar!
Olá pessoal, tudo bem? Este é um material complementar para dar melhor entendimento aos nossos leitores sobre a NBR ISO 13849. Ele faz parte do conteúdo: fastautomacao.com.br/blog/2021/12/01/nr12-peculiaridades-p1
Achamos interessante inserir exemplo para que todos possam entender com maior clareza:
1º EXEMPLO: CIRCUITOS NBR ISO 13849-1
Legenda:
S1: Dispositivo de intertravamento mecânico com contato positivamente guiado.
S3: Botão Liga.
S4: Botão Desliga.
S5: Chave comutadora para desbloqueio do solenoide S7.
S7: Solenoide para bloqueio do atuador S1.
Q1: Disjuntor Motor.
K1: Contator de potência com contatos mecanicamente guiados.
K4: Relê Temporizado com atraso na desenergizarão.
M1: Motor Trifásico.
Funções de segurança:
- Função de parada relacionada à segurança: a atuação do dispositivo S1 deve desligar o motor.
- Função de prevenção de partida inesperada: após o desligamento do motor, este só deve partir após o reestabelecimento da condição segura e por meio da atuação do botão de partida S3.
- Função prevenção de acesso antes de cessar o movimento: a proteção deve ser aberta após a parada total do movimento.
Características do projeto:
- Princípios básicos de segurança e componentes bem testados foram observados e os requisitos da categoria B foram seguidos. Dispositivos de proteção (por exemplo: disjuntores) foram instalados.
- Os contatos do contator de potência são mecanicamente guiados de acordo com ABNT NBR IEC 60947-4-1:2018, anexo F;
- Para atender os requisitos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito conforme IEC60204-1:2016 utilizou-se, neste circuito, um disjuntor motor que, está de acordo com IEC 60947-2:2013:2014.
- O dispositivo de intertravamento mecânico de bloqueio deve estar conforme ISO 14119:2013.
- O tempo ajustado no relê temporizado K4 deve ser superior ao tempo total de parada do movimento perigoso considerando-se as piores condições de inércia (maiores massa e velocidades).
Descrição funcional:
- A figura 8 ilustra o circuito para a partida de um motor trifásico sendo desligado por contator de potência e um bloqueio de acesso, sendo o desbloqueio controlado por tempo.
- A parada funcional é realizada pela abertura do contato do botão S4, resultando no desligamento do contator de potência K1.
- O acesso somente é liberado após o tempo ajustado em K4, cujo contato fecha com retardo e com o acionamento da chave comutadora para desbloqueio do solenoide S5, energizando o solenoide S7 e permitindo o desbloqueio da proteção. Só é possível nova partida do motor se a proteção estiver fechada e bloqueada.
- O contato normalmente aberto do dispositivo S1 não permite que o solenoide S7 seja desenergizado com a proteção aberta.
- A prevenção de partida inesperada é realizada pelos contatos de selo K1 ligado em paralelo com o botão de partida S3.
- O disjuntor Q1 realizará as funções de proteção de sobrecarga e curto-circuito, ocorrendo um dos eventos mencionados, o dispositivo interromperá a alimentação do motor M1.
- A solenoide S7 possui a característica de desbloqueio na energização, ou seja, o atuador S1 somente permite ser desbloqueado quando a bobina S7 está acionada.
- Em caso de queda de energia ocorre o desligamento do contator provocando a abertura do contato de selo. Após o reestabelecimento da energia, para religar o motor é necessário acionar o botão S3, prevenindo a partida inesperada.
Conclusão:
Pela estrutura e comportamento do sistema de segurança apresentado na figura 8 o sistema atinge categoria 1 para a função parada relacionada à segurança, prevenção de acesso antes de cessar o movimento (considerando que o temporizador está corretamente configurado) e prevenção de partida inesperada, pois uma falha no atuador S1,uma falha no relê temporizado K4 ou no contator de potência K1 leva a perda da função de segurança.
REFERÊNCIAS:
NBR ISO 13.849-1
COOKBOOK- 1 2,3,4 / www.dguv.de
NBR ISO 14119
Tudo muito bom.
Tudo bem simplificado.