NR 12 e suas peculiaridades – parte I

Saiba mais sobre a segurança funcional NBR ISO 13849

Para quem acompanha o blog da Fast Solution, apresentamos neste post mais um texto importante sobre a NR 12. Dividiremos o assunto em duas partes: NR 12 e a segurança funcional NBR ISO 13849 e NR 12 e a segurança pneumática NBR ISO 13849.

CONCEITO EXPRESSO NA NR 12

“12.1.11 As máquinas nacionais ou importadas fabricadas de acordo com a NBR ISO 13849, Partes 1 e 2, são consideradas em conformidade com os requisitos de segurança previstos nesta NR, com relação às partes de sistemas de comando relacionadas à segurança”

SEGUE DEFINIÇÃO:

O que é segurança funcional? NBR ISO 13849 (segurança de máquinas – partes de sistemas de comando relacionadas à segurança – parte 1: princípios gerais de projeto), associada à IEC 62061(segurança funcional de elétrica relacionada à segurança, eletrônico e sistemas de controle programáveis: definem a segurança funcional como ausência de riscos inaceitáveis de lesões físicas ou danos à saúde das pessoas, seja direta ou indiretamente).

A segurança funcional caracteriza-se pela detecção de uma condição potencialmente perigosa, resultando na ativação do mecanismo de proteção ou correção do dispositivo para prevenir o surgimento de eventos perigosos ou no fornecimento de mitigação para reduzir as consequências de tal evento.

NR 12 e a segurança funcional NBR ISO 13849

Agora que já entendemos o conceito de segurança funcional, em relação às suas exigências, avaliar riscos se torna primordial. Por isso, a ‘norma’ ISO 13849 exige a avaliação e a verificação das funções de segurança, desde que o procedimento de proteção técnica necessite de um sistema de controle, assim, conservando a integridade do ambiente em que máquina/ equipamento esteja inserido.

A avaliação destes riscos é o papel fundamental de toda esta operação. Seguindo a NBR ISO 12100 e a NBR ISO 13849, após avaliação e verificação das proteções por meio de sistema de controle, minimiza-se o risco de falhas.

Desde a construção de máquinas e equipamentos até a instalação e utilização destes, a NBR ISSO 13849 deve ser utilizada de forma precisa.

Alguns dispositivos de segurança/ sistemas de controle que podem ser inseridos em máquinas e equipamentos (e/ou em seu ambiente de trabalho) seguindo a norma são: parada de emergência, intertravamento em barreiras mecânicas móveis, sistema de radar de segurança, optoeletrônico ou monitoramento de velocidade.

Em quais nichos devem ser adaptados estes sistemas de controle? Nos projetos e implantação de sistemas de segurança: elétricos, hidráulicos, pneumáticos e mecânicos de todas as máquinas e equipamentos, segundo a NR 12.

E, para finalizar, todos os projetos e posterior implantação de sistemas de segurança de todas as máquinas e equipamentos, devem ser aplicadas as normas supra citadas.

Post criado 47

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo