Loto e intertravamento

Conheça mais duas formas de sistema de segurança no blog da Fast

Você que leu nosso texto sobre o Botão de Parada de Emergência, deve estar curioso sobre outras formas extras de paradas em um momento de emergência em sua indústria, não é? Leia abaixo mais duas importantes maneiras de para um maquinário em um momento de urgência.

Garantir a saúde e a segurança de cada um de seus trabalhadores é um pensamento perfeito para cada dirigente de indústria, por isso não esqueça de implantar um destes sistemas extras de segurança. Assim, você conserva vidas e evita dores de cabeça com futuros processos no setor trabalhista.

LOTO – é a junção dos termos Lock-Out (do inglês ‘bloquear’) e Tag-Out (do inglês ‘sinalizar’), Loto significa, na prática, ‘Bloquear e Sinalizar’, medidas previstas nos 6 passos da norma reguladora número 10 (NR 10) do Ministério do Trabalho. É utilizada para desenergização (seccionar, impedir a reenergização, constatar a ausência de tensão, instalar o aterramento temporário, proteger os elementos energizados na zona controlada e instalar sinalização de impedimento de reenergização).

A mesma filosofia presente na NR 10 encontra-se em outras normas (como a americana NFPA e a europeia EN 50110), que também apresentam o bloqueio e a sinalização como ferramentas de controle do risco elétrico. O sistema consiste em instalar um bloqueio exclusivo para cada funcionário, identificando seu autor e o motivo para ele ter sido feito, no sistema de alimentação de energia (seja elétrica hidráulica, pneumática ou qualquer outra forma de energia) no ponto de desenergização, para que este não possa ser energizado, por outra pessoa, antes da liberação do serviço ou até mesmo acidentalmente.

Na prática é utilizado um sistema de bloqueio por meio de um cadeado, normalmente, no caso da eletricidade, na chave seccionadora que secciona os circuitos alimentando o local onde será realizada a intervenção, seja ele uma instalação, inspeção ou manutenção. O sistema de travamento, normalmente configurado por um cadeado, é utilizado por cada profissional trabalhando no local. Se houver mais de um profissional atuando, um mecânico por exemplo, cada um deles terá que instalar seu cadeado, só o removendo quando finalizar seu serviço, o que garantirá a segurança individual.

Para maior eficiência do processo de segurança, o sistema de LOTO incorpora a identificação (Tag-out) que informa para todos no local dos serviços, o autor e o motivo do bloqueio.

INTERTRAVAMENTO – é utilizado para controlar uma sequência lógica de operações, sendo mais propício para atividades de operação do que manutenção. Uma característica importante do intertravamento é que ele não é feito por cadeado, mas sim por um conjunto de dispositivos de travamento que são fabricados exclusivamente para realizarem uma sequência de operação, com suas chaves, obedecendo uma sequência previamente estabelecida.

Cada um possui uma chave que fica presa ou é liberada em uma posição definida, como por exemplo, a sequência podendo solicitar que a chave fique presa com o ferrolho recolhido ou a porta aberta e a sua soltura na situação contrária. Esta chave, ao ser removida, acionará outro componente do sistema (usando o mesmo código). Este componente pode ser uma trava em uma porta de subestação ou uma chave seccionadora ou outro sistema que faça parte da sequência.

!!!!! Conheça também LOTOTO!!!!

Post criado 47

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo