Parada de Emergência

Você sabe o que é e para que serve uma das principais exigências da NR12?

Para tirar algumas dúvidas das Normas Regulamentadoras Brasileiras, o blog da Fast Solution apresenta com frequência os temas mais relevantes da legislação trabalhista em vigor. Assim, você, seus colaboradores e seu negócio ficam protegidos de possíveis problemas com a Justiça do Trabalho.

Hoje, falaremos sobre a Parada de Emergência nos equipamentos…

A Parada de Emergência é uma forma extra de segurança, além do “ligar/ desligar” tradicional. É uma forma de interromper o funcionamento da máquina, além daquela prevista pelo projetista da mesma. Uma forma de controlar rapidamente uma situação inesperada.

Este funcionamento que necessita do uso da Parada de Emergência pode ser durante a operação normal ou por irregularidades funcionais: mau funcionamento da máquina, propriedades inaceitáveis do material processado, falhas humanas, etc.

Agora, entre em sua ‘fábrica’ e analise cada uma de suas máquinas (segundo os preceitos da NR 12). Cada detalhe é importante! Em quais delas pode acontecer um dano (ao equipamento e à vida que a opera) e pronto… Assim, você consegue saber quais precisam da “Parada de Emergência” (caso não consiga ter esta visão, a Fast pode ajudá-lo nesta análise!).

Segundo um de nossos especialistas, Sidney Peinado, é fácil saber em qual local do equipamento deve-se instalar a Parada de Emergência. “Eu interpreto como dentro da área de alcance do braço de um adulto, presumindo que o equipamento não se destina ao uso por crianças. Se traduz em 500 a 600 mm para cada lado da linha central da maioria das estações de trabalho”, explica.

Isto, trocando em miúdos, significa instalar o dispositivo, também chamado de e-stop, no console de controle principal, com fácil acesso e boa visualização do operador, podendo incluir também barreiras de perímetro, alimentadores, transportadores, entradas e saídas de produtos acabados, entre outros.

Existem três categorias de funções de parada, como veremos a seguir:

Tabela das categorias conforme IEC 60204-1
Categoria Descrição
0Parar por remoção imediata de energia dos atuadores da máquina (isto é, uma parada não controlada, ou melhor, descontrolada)
1Uma parada controlada, com a energia disponível para os atuadores da máquina, até que seus elementos atinjam o curso final, em seguida, a remoção de toda a energia dos atuadores (parada com fontes de energia parcialmente controlada)
2Uma parada controlada com a energia disponível para os atuadores da máquina (parada controlada)

Caso tenha ficado com dúvidas sobre a Parada de Emergência, entre em contato com a Fast Solution pelo telefone (11) 2268-1286 ou em nossas redes sociais

facebook.com/fastautomacao e Instagram @fast_automacao

Post criado 47

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo