NR 12: Manual de instruções

NR 12: Manual de instruções

Você sabe a importância da Elaboração de um Manual de Instrução para Máquina ou Equipamento segundo a NR 12?

No blog da Fast Solution, o tema da vez é a Elaboração de Manual de Instrução para Máquinas e Equipamentos segundo a Norma Regulamentadora NR 12 e NBR 16746. 

O principal objetivo é claro: adequar suas máquinas e equipamentos à lei, evitando, assim, possíveis acidentes e/ou multas por irregularidades e até a interdição de seu negócio. Mas, não é só isso: o manual precisa conter informações essenciais à segurança do local de trabalho e o que fora implantado de dispositivos de segurança, os procedimentos a serem adotados em situações de alerta e emergência, transmitir conhecimento aos colaboradores que têm acesso às máquinas e/ou equipamentos de seu local de trabalho.

Segundo a NR 12, TODAS, sim todas, as máquinas e equipamentos devem possuir um manual de instrução. E, caso este não esteja em posse da empresa, os seus responsáveis devem reconstituí-lo ou contratar alguém que seja especialista/ legalmente habilitado no assunto para fazer. Um manual de instruções é um compendio contendo todas as informações operacionais, manutenções, ou seja, de tudo o que essa máquina ou equipamento é composto. Além de explicações claras da máquina ou equipamento, objeto, software ou ferramentas) com imagens ou ilustrações para exemplificar cada passo.

Post criado 47

Um comentário sobre “NR 12: Manual de instruções

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo