O que é solução turn key em tecnologia de segurança?

Você já ouviu falar em turn key? Trata-se de um acordo comercial em que um projeto, seja ele de qualquer setor, é entregue ao cliente em um estado já concluído. Assim, em vez de procurar diversos fornecedores para desenvolver uma determinada solução em etapas, é necessário contratar apenas uma empresa, que deverá concentrar todo o trabalho, elaborando desde seu planejamento até a entrega final, em um estágio totalmente operacional.

Esse modelo de prestação de serviço era muito usado originalmente no setor imobiliário e da construção civil americana e europeia. Contudo, ele tem se popularizado em diversos setores, ao oferecer melhor custo benefício, rapidez e garantias para os clientes. E neste artigo você vai descobrir o q ue é uma solução turnkey em tecnologia de segurança e quais vantagens ela pode trazer para os contratantes desse setor.

A origem do Turn key

Antes de saber como o turnkey é aplicado no mercado de tecnologia de segurança, é válido fazer uma síntese sobre sua origem. Ainda pouco familiar aqui no Brasil, o termo turnkey apareceu inicialmente em contratações de grande porte do setor industrial e petrolífero nos Estados Unidos. A partir de então, espalhou-se para outras áreas e ganhou maior notoriedade no setor imobiliário, de construção e arquitetura.

Características do contrato turn key

Os contratos do tipo turnkey tem como característica principal o fato de que uma mesma empresa será responsável por participar de um projeto por inteiro, partindo da sua consultoria e seu planejamento, passando pelo desenvolvimento e chegando até a sua entrega final.

Como exemplo, na área da arquitetura uma solução turnkey pode contemplar desde a realização de orçamentos e cronograma de obras, até a parte do gerenciamento (cuidando da administração financeira e da contratação de fornecedores) e o acompanhamento do projeto (ou seja, a construção ou reforma de um imóvel), finalizando em sua conclusão.

Dessa maneira, as empresas que prestam esse tipo de modalidade de serviço devem estar aptas a entregar um projeto integrado, com especialistas em diferentes áreas, visando a diminuição de custos, maior rapidez e garantindo a eficácia da solução.

Contrato turn key e a tecnologia de segurança

No mercado de tecnologia de segurança, o turnkey refere-se às soluções em que uma empresa cumpre todas as etapas de um projeto de monitoramento, podendo ter início na consultoria, análise de riscos, criação do plano de segurança, passando pela infraestrutura, implantação, treinamento, operação, manutenção e chegando até na atualização das soluções.

Além disso, esse regime na área de segurança também abrange a contratação de hardwares e softwares, sem requerer do contratante que ele invista, necessariamente, em ativos fixos. Isso acontece porque uma das possibilidades oferecidas pelo contrato turnkey é que ele seja feito no modelo a s a service . Ou seja, nesse caso não é preciso que a empresa compre a tecnologia necessária para a instalação de um sistema de segurança, tendo em vista que eles farão parte de um projeto que será contratado como serviço.

Vantagens do contrato turn key

É fácil de constatar as razões pelas quais o modelo turnkey é benéfico para aqueles que contratam este tipo de serviço. Primeiro, porque ele permite total tranquilidade à empresa contratante, uma vez que é possível concentrar em apenas um fornecedor todas as etapas de um projeto de tecnologia de segurança e garante que o acompanhamento seja feito com apenas um supervisor. Isso faz com que o serviço seja menos burocrático, com que os custos sejam reduzidos e que sua conclusão seja mais rápida e eficaz, já que não há desculpas e atrasos devido a extinção de conexões externas.

Em segundo, o contrato turnkey coloca a responsabilidade integral do projeto nas mãos da empresa contratada. Com isso, o cliente não precisa se preocupar com a pressão de tomar decisões a cada nova etapa do projeto e lidar com vários fornecedores diferentes, já que não tem o conhecimento específico para avaliar e questionar o trabalho e o produto de cada um deles.

A Fast Solution é uma referência em tecnologia de segurança e uma das poucas empresas do segmento no Brasil que oferece este tipo de solução no modelo turnkey. Por isso, conheça nossos serviços e invista na proteção do seu negócio com quem realmente entende do assunto!

Post criado 47

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo